Natureza, cultura e história se encontram nos parques de Brasília, um destino surpreendente e encantador. Confira 9 dicas de lugares para visitar.
Brasília é uma cidade que surpreende pela sua beleza e diversidade. Além de ser o centro político do país, a capital federal também é um destino turístico que oferece muitas opções de lazer e cultura. Entre elas, os parques são uma ótima alternativa para quem quer aproveitar a natureza, relaxar e se divertir.
Os parques para visitar em Brasília são espaços verdes que proporcionam contato com a flora e a fauna locais, além de atividades recreativas, esportivas e educativas. Há opções para todos os gostos e idades, desde os mais urbanos até os mais ecológicos. Pode-se relaxar fazendo um piquenique ou tomar banho em piscinas naturais, fazer trilhas ou passear de bicicleta.
Neste texto, vamos apresentar 9 parques que você não pode deixar de visitar em Brasília. São lugares que vão encantar você pela sua beleza, história e atrações. Prepare-se para conhecer um lado diferente e encantador da capital do Brasil.
Áreas verdes em Brasília
Parque Ecológico Península Sul
Após a recuperação de uma área na margem do Lago Paranoá, o Parque Ecológico da Península Sul voltou a receber visitantes em maio de 2018. O local é ideal para quem busca contato com a natureza e atividades ao ar livre, como trilhas para caminhada, corrida e ciclismo.
Além disso, também dispõe de quadras de tênis e espaços para piquenique e banho de sol. Do parque, é possível apreciar a bela paisagem do lago e praticar esportes aquáticos como stand up paddle e kitesurf.
Uma das principais atrações é uma trilha de cerca de 6,5 km, que leva até o Pontão do Lago Sul e o Morro da Asa-Delta, um desafio para os mais aventureiros. O Parque Ecológico da Península Sul fica no Lago Sul, um dos bairros mais tradicionais de Brasília.
Parque das Garças
O Parque das Garças é um belo espaço de lazer localizado na QI 15 do Lago Norte, próximo ao Clube do Congresso. Com uma área de aproximadamente 10 hectares, é aberto ao público todos os dias, das 6h às 18h, com entrada gratuita.
O local recebeu esse nome por causa das garças que habitam o local, mas elas não são as únicas aves que podem ser observadas. São pelo menos 50 espécies catalogadas, como corujas, quero-queros, gaviões e sabiás. Além disso, possui cerca de 200 espécies de árvores, como ipês, jacarandás, mangueiras e cajueiros.
O parque oferece várias opções de lazer para os visitantes, como trilhas, uma pequena prainha e uma enorme área verde para atividades como piquenique. É um excelente ponto de acesso ao Lago Paranoá, sendo muito procurado por praticantes de kitesurf e do windsurf. É um lugar ideal para quem quer relaxar, se exercitar e entrar em contato com a natureza.
Parque Distrital dos Pequizeiros
Localizado nos arredores de Planaltina, no Distrito Federal, o Parque Distrital dos Pequizeiros é uma reserva ecológica que abriga uma rica biodiversidade do cerrado. Criado em 1999, tem 770 hectares de extensão, sendo um dos maiores do DF.
Entre as atrações, destaca-se a Cachoeira do Vale Perdido, uma bela queda d’água que fica a quatro quilômetros da entrada e pode ser alcançada por trilhas. O parque é um ótimo destino para quem aprecia natureza e aventura. O local funciona todos os dias, das 8h às 18h, e não cobra entrada.
Parque Ecológico das Águas Claras
O Parque Ecológico de Águas Claras é uma área verde de cerca de 95 hectares na região administrativa do Distrito Federal. Ele foi criado para preservar a biodiversidade local e oferecer várias atividades de lazer, como caminhadas, corrida, ciclismo, playground, churrasqueiras e quadras esportivas.
Além disso, o parque tem lagos e riachos e abriga vários animais, como micos, tucanos, bem-te-vis e anus de duas cores. O local também abriga a Escola Águas Claras de Educação Ambiental.
Parque da Água Mineral
Se você procura um lugar para se refrescar, relaxar e curtir a natureza em Brasília, o Parque Nacional de Brasília é uma ótima opção. Também chamado de Parque da Água Mineral, é uma área de conservação ambiental que abriga uma rica biodiversidade do cerrado.
O local oferece diversas atividades de lazer e recreação para todas as idades e gostos. Você pode aproveitar as piscinas de água mineral, que são limpas e cristalinas, ou fazer um piquenique ou churrasco. Os adeptos de aventura podem explorar as trilhas na mata. O parque é público e abre diariamente das 6h às 17h.
Parque Ecológico das Copaíbas
Inaugurado em dezembro de 2019, o Parque Ecológico das Copaíbas é um lugar tranquilo e verde na capital do país. Ele fica entre as quadras 26 e 28 do Lago Sul e tem 73 hectares de área. No local, há algumas nascentes e o Córrego das Antas, que forma a Cachoeira do Aiatolá, onde se pode tomar banho.
O parque tem uma trilha de 4,3 km, com subidas e descidas que atraem diversos ciclistas. O mirante é o ponto mais bonito, com uma vista incrível do Lago Paranoá e da Ponte JK (um dos símbolos da cidade). O Parque Ecológico das Copaíba é público e aberto todos os dias, sem cobrar entrada.
Parque Olhos D’Água
Uma boa opção para curtir com a família é o Parque Olhos D’água. O local possui pista de caminhada, trilhas, parquinho para as crianças, espaço para exercícios físicos, serviços de massagem, aulas de yoga e meditação, além de diversas atividades culturais aos domingos.
O parque também é um refúgio para a natureza, com uma grande variedade de animais e plantas. Aproveite para apreciar a beleza da Lagoa do Sapo e relaxar nos gramados embaixo de belas árvores nativas. O Parque Olhos D’Água fica na Asa Norte e abre todos os dias das 6h às 19h. A entrada é de graça.
Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Imortalizado na música Eduardo e Mônica, de Legião Urbana, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek é uma enorme área verde na Asa Sul. Com 420 hectares de extensão, é considerado o maior parque urbano da América Latina e o segundo do mundo, superado apenas pelo Parque Phoenix em Dublin.
Fundado em 1978, foi projetado e construído por Lúcio Costa, que fez o plano urbanístico, Oscar Niemeyer, que desenhou as edificações, Burle Marx, que criou o paisagismo, e Athos Bulcão, que decorou os banheiros com seus famosos azulejos.
O Parque da Cidade Sarah Kubitschek é um grande centro de lazer ao ar livre. Ele tem pistas de caminhada, ciclovia, quadras esportivas, áreas de piquenique, lago artificial, brinquedos infantis, parque de diversões, kart indoor, tendas de massagem e lanchonetes. Aos finais de semana, sempre costuma ter apresentações musicais, de capoeira e exposições.
Jardim Botânico de Brasília
O Jardim Botânico de Brasília (JBB) é um dos maiores atrativos da cidade, com seus 5 mil hectares de área verde. Ele se destaca por manter as plantas em seu ambiente natural, contribuindo para a preservação do cerrado. O local também oferece diversas opções de lazer e educação ambiental, como trilhas, piquenique e espaços sensoriais.
O JBB é dividido em vários jardins temáticos, que mostram a diversidade e a beleza da flora, como o do Cerrado, o Evolutivo, o Japonês, o de Contemplação e outros. A atração funciona de terça a domingo, incluindo feriados, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]