Cânions impressionantes para conhecer no Brasil

Descubra as formações rochosas que são verdadeiras obras de arte da natureza. Aventure-se pelas trilhas, rios e cachoeiras que oferecem uma vista espetacular dos cânions impressionantes espalhados pelo Brasil

O Brasil é um país de dimensões continentais e de uma rica diversidade natural. Entre as suas paisagens, destacam-se os cânions, formações rochosas esculpidas pela erosão ao longo de milhões de anos. Esses monumentos naturais são cenários incríveis, que atraem turistas de todo o mundo em busca de aventura, contato com a natureza e belas fotografias. Neste texto, vamos falar sobre 7 cânions impressionantes para conhecer no Brasil.

Eles estão localizados principalmente na região Sul do país, onde se encontram os maiores e mais famosos. Muitas fazem parte do Caminho dos Cânions, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porém, há também opções em outras regiões, como no Nordeste e no Sudeste. Cada um deles tem suas características próprias, como o tipo de rocha, a vegetação, a fauna, os rios e as cachoeiras que os cortam.

Para conhecer essas maravilhas naturais, é preciso estar preparado para enfrentar trilhas de várias dificuldades. Mas o esforço vale a pena, pois a recompensa é uma vista deslumbrante. Além disso, é possível aproveitar outras atividades turísticas nas proximidades, como passeios de barco, rafting, parapente e visitas a vinícolas. Confira nossa lista e se apaixone com os cânions brasileiros. 

Cânions brasileiros

Cânion do Xingó (SE e AL)

Foto: Getty Images

O Cânion do Xingó é uma das mais belas atrações turísticas do Nordeste brasileiro. 

A atração fica na cidade de Canindé do São Francisco, na divisa entre Alagoas e Sergipe, e faz parte do Rio São Francisco, um dos mais importantes rios do Brasil. 

O Cânion do Xingó é o 5º maior cânion navegável do mundo, com um vale profundo que tem 65 km de extensão, 170 metros de profundidade e largura que varia de 50 a 300 metros. Para conhecê-lo, é preciso entrar em contato com uma agência de turismo, que oferece passeios de catamarã diários saindo do Restaurante Karrancas, em Canindé.

O passeio, que dura em média 3 horas, percorre 18 km até uma área cercada para banho. Durante o percurso, o viajante vai se maravilhar com a vegetação da caatinga, as formações rochosas e as águas do rio. O Cânion do Xingó é uma atração impressionante para conhecer no Brasil.

Cânion Itaimbezinho (RS e SC)

Canions no Brasil
Foto: Fernando Stankuns / Wikimedia Commons

Se você gosta de natureza e aventura, não pode deixar de conhecer o Cânion Itaimbezinho, uma das maravilhas naturais do sul do Brasil. Ele fica no Parque Nacional Aparados da Serra, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a cerca de 170 km de Porto Alegre. 

O cânion tem 5,8 km de extensão e 720 m de profundidade, formando um cenário impressionante com seus paredões rochosos e o Rio do Boi que corre em seu interior. É considerado o maior da América do Sul. No parque, há três opções de trilha que podem ser escolhidas pelo visitante: a Trilha do Vértice (1,5 km), a Trilha do Cotovelo (6 km) e a Trilha do Rio do Boi (14 km). 

A primeira e a segunda são fáceis e acessíveis, com mirantes que oferecem vistas panorâmicas memoráveis e rendem fotos incríveis. A terceira é mais difícil e exige um guia credenciado. O parque também possui duas cascatas belíssimas, a das Andorinhas (com 200 metros) e a Véu da Noiva (com 700 metros). 

Cânion Fortaleza (RS e SC)

Canions no Brasil
Foto: Jjunoo / Wikimedia Commons

O Cânion Fortaleza fica na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, dentro do Parque Nacional da Serra Geral, uma área de preservação ambiental. Para conhecer melhor esse lugar incrível, há quatro trilhas que podem ser feitas pelos visitantes. Cada uma delas revela uma faceta diferente e proporciona uma experiência inesquecível.

A Trilha do Mirante é a mais fácil e rápida, levando os visitantes até um ponto onde é possível ver a grandiosidade do local e, em dias claros, parte do litoral gaúcho. A Trilha da Cachoeira do Tigre Preto segue o curso do Rio Segredo até chegar a uma cachoeira de 100 metros de altura, onde você pode se banhar nas águas cristalinas e admirar a paisagem.

A Trilha da Pedra do Segredo leva até um bloco de rocha de cinco metros de altura e 30 toneladas que parece estar equilibrado sobre uma base estreita. E a Trilha Borda Sul é a mais longa e difícil, por isso deve ser feita com um guia local. O caminho, que interliga o mirante principal à Pedra do Segredo, percorre toda a borda do cânion revelando partes pouco conhecidas. É uma aventura para os mais corajosos e preparados.

Cânion Malacara (RS e SC)

Cânions no Brasil
Foto: Portal dos Canyons

O Cânion Malacara é uma das maravilhas naturais da região dos Aparados da Serra, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele faz parte do Parque Nacional da Serra Geral e tem cerca de 3,5 km de extensão, 1 km de largura e 780 metros de profundidade.

O nome Malacara vem de uma raça de cavalos que tem uma listra branca na testa, assim como o cânion tem uma faixa clara em sua parede rochosa. O local é formado por rochas basálticas de origem vulcânica e abriga uma rica biodiversidade, com Mata Atlântica, araucárias, bromélias e orquídeas.

Uma das principais atrações é a Trilha da Piscina do Malacara, que percorre o leito do rio que corta o vale. A caminha possui um nível moderado de dificuldade e dura cerca de 4 horas, ida e volta. Durante o trajeto, é possível admirar as formações rochosas, as cachoeiras, as piscinas naturais e a vegetação exuberante. 

Cânion de Capitólio (MG)

Cânions no Brasil
Foto: Divulgação

O Cânion de Capitólio é uma das principais atrações turísticas da cidade de Capitólio, em Minas Gerais. Ele faz parte do Lago de Furnas, uma represa criada pela construção da hidrelétrica de Furnas. Seus enormes paredões rochosos de origem vulcânica chegam a 20 metros de altura e contrastam com as águas verdes do lago.

Para visitar o Cânion de Capitólio, é preciso fazer um passeio de lancha pelo Lago de Furnas. Existem diversas empresas que oferecem esse serviço, com diferentes roteiros e preços. O passeio dura entre 3 e 7 horas, incluindo paradas em algumas cachoeiras. É recomendável reservar com antecedência, principalmente em feriados e alta temporada.

Além de admirar sua beleza e se refrescar nas águas do lago, há outras atividades que podem ser feitas na região. Uma delas é visitar o Mirante dos Cânions, que fica na estrada MG-050 e oferece uma vista panorâmica do lago e dos paredões. Outra opção é conhecer as diversas cachoeiras que ficam nos arredores do Capitólio, como a Cascata Eco Parque, a Cachoeira Diquadinha e a Cachoeira Lagoa Azul.

Cânion das Laranjeiras (SC)

Cânions no Brasil
Foto: Portal dos Canyons

O Cânion das Laranjeiras é um dos mais belos e imponentes cânions de Santa Catarina, localizado em Bom Jardim da Serra, na região serrana do estado. Ele faz parte do Parque Nacional de São Joaquim, junto com o Cânion do Funil e o Cânion da Ronda. Como fica dentro de propriedades particulares, é preciso pagar uma taxa de entrada. 

A mais de 1.500 metros de altitude, possui paredões com aproximadamente 5 km de extensão e 600 metros de altura. O acesso pode ser feito por dois caminhos. Pelo Lado Norte, está a Fazenda Rincão da Palha, que possui uma trilha de aproximadamente 5 km até borda do cânion. 

Além da caminhada, também é possível optar pelo passeio de 4×4 com agências parceiras ou ir à cavalo. Pelo lado Sul, pode-se acessar a atração pela Fazenda Santa Cândida. De lá até o mirante, é preciso pegar uma trilha de 3 km. Além da caminhada, pode-se fazer o passeio com 4×4.

Cânion do Rio Espalhado (BA)

cachoeira do Buracão
Foto: janoo / Wikimedia Commons

O Cânion do Rio Espalhado é um dos atrativos mais impressionantes da Chapada Diamantina, na Bahia. Localizado no município de Ibicoara, possui 90 metros de altura e 3 metros de largura, abrigando piscinas naturais e a espetacular Cachoeira do Buracão.

O acesso até ela não é muito fácil, mas compensa pela grande beleza. É preciso seguir o leito do rio por um corredor formado pelos paredões, seja flutuando com um colete salva-vidas ou por uma trilha por cima das pedras. 

O cânion também é ideal para quem gosta de fotografia, pois proporciona imagens incríveis da natureza. Sem dúvidas, esse é um dos cânions brasileiros que fará você se apaixonar ainda mais pela natureza do Brasil. 

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.

Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 


Planeje sua Viagem


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *