5 viagens de trem na Europa que você precisa conhecer

Melhores viagens de trem na Europa: explore paisagens deslumbrantes e cidades pitorescas enquanto viaja de trem pelos majestosos picos europeus

A Europa possui uma extensa malha ferroviária que conecta cidades e países. Conhecido por sua eficiência, conforto e conveniência, este é um meio de locomoção popular entre os viajantes que desejam explorar o continente. Além disso, é uma alternativa sustentável e mais econômica às viagens de avião.

Com rotas que passam por campos verdejantes, montanhas imponentes e vilarejos, as viagens de trem permitem explorar a natureza e a diversidade cultural dos destinos europeus. Das luzes brilhantes de Paris à atmosfera vibrante da Alemanha, passando pela beleza clássica da Itália, cada passeio de locomotiva oferece uma jornada única e inesquecível.

Melhores viagens de trem na Europa

Por isso, se você vai viajar para o Velho Continente, considere percorrer alguns trechos pela malha ferroviária. Neste texto, vamos apresentar cinco viagens de trem na Europa que você precisa conhecer. Confira!

Paris – Berlim Nightjet, França e Alemanha

Viagens de trem na Europa – Foto: Divulgação/Unsplash

Após anos fora de operação, o trem noturno Nightjet volta aos trilhos, conectando diretamente as capitais francesa e alemã. Em resposta à crescente demanda dos viajantes e à preocupação com as emissões de carbono, a operadora ferroviária austríaca ÖBB restabeleceu o serviço, oferecendo três viagens semanais. Viajar de trem é uma alternativa mais sustentável e, muitas vezes, mais econômica do que viajar de avião.

Os comboios partem da bela estação Gare de l’Est, em Paris, às 19h12 e fazem quatro paradas: Estrasburgo, Mannheim, Erfurt e Halle, chegando a Berlim antes das 9h. Já no trajeto oposto, a previsão é de chegar a Paris às 10h24.

A partir de agora, os viajantes podem desfrutar do novo serviço de trem noturno entre Paris e Berlim, com viagens de volta programadas nas terças, quintas e sábados. Além disso, há planos de expandir a oferta para os demais dias da semana até o final de 2024, oferecendo mais flexibilidade aos passageiros que desejam explorar essa rota histórica e encantadora.

De Munique a Bolonha, Alemanha e Itália

Viagem de trem na Europa - Itália
De Munique a Bolonha, encante-se com a belíssima paisagem montanhosa – Foto: Divulgação/Unsplash

Embora as viagens noturnas de trem sejam memoráveis, a paisagem pela janela muitas vezes não muda muito, a não ser pelas paragens ocasionais em estações desertas para adicionar ou remover vagões. 

O serviço direto de Munique para Bolonha é um dos trechos mais famosos da Europa. A viagem de sete horas atravessa a região austríaca do Tirol, passando por bonitas aldeias e pela cidade alpina de Innsbruck. Depois, atravessa o desfiladeiro através de paisagens montanhosas e das Dolomitas antes de chegar à bela cidade de Verona. A partir de então, a rota é plana até Bolonha, uma das cidades pouco conhecidas da Itália, mas que encanta com seu charme, praças encantadoras e autenticidade italiana. 

Amsterdã para Londres, Países Baixos e Reino Unido

Viagem de trem na Europa que você precisa conhecer
Viagens de trem na Europa – Foto: Divulgação/Unsplash

Em menos de quatro horas e em alta velocidade, os trens da Eurostar conectam Amsterdã e Londres diretamente. Com quatro partidas diárias, essa rota é uma alternativa popular aos voos. No entanto, a linha ficará temporariamente suspensa a partir de junho de 2024, devido a obras na Estação Central de Amsterdã. Aproveite essa opção de viagem rápida entre as duas capitais enquanto ainda está disponível e conheça um pouco mais de cada cantinho europeu.

O serviço de Amsterdã para Londres voltará no início de 2025, com mais passageiros podendo usar a rota. Durante as obras, os passageiros precisarão embarcar em um Eurostar (anteriormente Thalys) com destino a Bruxelas, passando pelos controles de passaporte.

Ferrovia Jônica, Itália

Viagens de trem na Europa: Costa sul da Itália – Foto: Divulgação/Unsplash

Para algo diferente na Itália, que tal optar por uma viagem lenta ao longo da costa sul? Com 472 km à beira-mar, esta jornada de sete horas circula duas vezes por dia entre Taranto e Reggio di Calabria, sendo esta última conhecida como uma das extremidades do comboio de barco para a Sicília.

Este serviço de trem conecta as pacatas cidades costeiras do interior da Itália, oferecendo uma vista deslumbrante da costa jônica ao longo do caminho. Embora não seja uma rota que conecte destinos turísticos populares, a linha ferroviária apresenta pouco tráfego de passageiros, tornando-a tranquila e quase secreta, mesmo durante o verão. Em um país tão popular entre os turistas, essa atmosfera única só aumenta o seu charme.

A Ferrovia Jônica pode ser o ponto de partida para alguns dias de exploração ao longo da linha, passando pela antiga Metaponto e cidades costeiras menos conhecidas, como Crotone e Catanzaro.

Saragoça a Canfranc, Espanha e França

Estação de trem Canfranc é transformada em hotel luxuoso – Foto: Reprodução/Pixabay

A estação de Saragoça, na Espanha, é um marco da arquitetura e o ponto de partida para uma aventura única. Duas vezes ao dia, um serviço regional parte em direção aos Pirinéus. A 1040 metros de altitude, Canfranc é uma vasta estação de Belas Artes na fronteira franco-espanhola. Por muitos anos, o local foi um ponto crucial de troca de comboios, mas em 1970, o fechamento da rota para Pau, França, foi inevitável devido a uma ponte danificada no lado francês

O famoso “Titanic das Montanhas”, com seu exterior ornamentado e grandes salões, parecia destinado ao esquecimento, visitado apenas por curiosos em excursões. No entanto, no ano passado, o prédio da estação foi transformado em um hotel e spa de referência, atraindo visitantes nesta rota de volta da Espanha para França.

Dois comboios partem diariamente de Saragoça, em viagens que duram pouco menos de quatro horas. Para os viajantes que desejam continuar a jornada, um ônibus os leva até Bedous, onde podem pegar outro comboio para Pau. De lá, trens de alta velocidade partem para Bordéus e Paris.

Mas não é só isso. Saragoça é uma cidade cheia de surpresas. Ela é o local de nascimento do artista Francisco Goya, abriga o impressionante Palácio de Aljafería, uma antiga fortaleza, tem vestígios romanos em seu mundo subterrâneo e um museu dedicado ao origami. Além disso, a cidade oferece uma mistura única de história e cultura, sendo um daqueles lugares difíceis de se deixar para trás. Ao visitar Saragoça, não deixe de explorar a sua gastronomia em um passeio pelas encantadoras ruas de El Tubo.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.

Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *